A importância da comunicação interna



Saiba mais sobre a comunicação interna corporativa


Você sabe o que é comunicação? Claro que sim afinal você conversa com as pessoas ao seu redor sempre, mas você saberia dizer as diferenças entre a forma na qual você se comunica com os seus amigos ou com os seus familiares e como é feita a comunicação na empresa? Ou a importância da comunicação corporativa? Acompanhe esta série de publicações sobre a “Importância da Comunicação interna” que você terá todas as respostas. Confira!


A comunicação esta presente em todas as fases de nossas vidas, desde a infância no período em que aprendemos as primeiras palavras até no nosso cotidiano. Por ser tão habitual muitas vezes esquecemo-nos de dá a ela sua devida importância.


Mas o que é comunicação? O que é se comunicar?

A comunicação pode ser entendida como um processo de partilha de informações, de sentimentos ou acontecimentos, através da fala, da escrita, do corpo, de forma artística entre tantas outras maneiras. Em resumo se comunicar é realizar este processo onde se quer transmitir algo a alguém. 




Processo da comunicação Fonte: Divulgação


O que é comunicação corporativa?

No trabalho a comunicação existe da mesma forma, onde o comunicador passa sua mensagem ao seu público, a quem vai ouvi-lo, entretanto, é interesse destacar que, no ambiente corporativo temos algumas diferenças comparando se a nossa comunicação do nosso cotidiano.  Vejamos a seguinte tabela:


Comunicação habitual / ambiente pessoal
Comunicação na empresa
     Linguagem mais informal (utilização de gírias, por exemplo).
     Linguagem formal (seguindo à  normas gramaticais).
Não precisa ser documentada.
     É necessária a documentação do que esta sendo transmitido.
   Não é transmitida a um grande número de pessoas.
  Pode ser transmitida para um número menor ou maior de pessoas.
     Não possui meios oficiais para sua divulgação.
     Possui meios oficiais de divulgação, seja por e-mails marketing, murais, sites e blogs.
     Não exige um padrão.
   Necessita de um padrão, pois como a mesma mensagem é passada para várias pessoas, todas elas necessitam receber a mesma informação da mesma forma.

 
Gostou do assunto? Comente e fique ligado nas próximas publicações! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário